*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
08/09/10, 13:31

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Tópicos recentes
[Hoje às 09:38]

por Meta
[Ontem às 23:32]

[Ontem às 23:28]

[Ontem às 19:56]

[Ontem às 17:56]

por Meta
[06/09/10, 22:50]

[06/09/10, 20:46]

por Sol
[06/09/10, 15:22]

[06/09/10, 14:20]

por jcr
[05/09/10, 14:14]
Referências
  LEI-fórum
   Staff

Dep. Informática
   DI
     CTP
     ASC
     SSDI
   CPLEI
   Fórum do DI
   DIwiki
   Academic Alliance

Faculdade
   FCT
     Fórum da FCT
     Moodle@FCT
   AEFCT
   Biblioteca
   CenForm

Universidade
   UNL
     CLIP
     SAS

Outros
   n.Inf://
Patrocínios

Google AdSense
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Escolha de cadeiras  (Lida 429 vezes)
CrAfTeR
bit

« em: 22/07/10, 20:14 »

Boas pessoal Smiley

Quero pedir-vos a opinião acerca das cadeiras do bloco obrigatório do MEI. Já tenho IPM e vou fazer RCR e outra. Estou indeciso entre SD, SBD e CASS, e gostava de saber a vossa opinião em termos de:

- exigência
- relação carga-de-trabalho/ECTS-obtidos
- interesse das aulas e capacidade de motivação dos docentes

Podem ajudar-me?

Abraço,
Pedro
Registado
Nilm
byte

« Responder #1 em: 23/07/10, 00:57 »

Depende da área de especialização que estás a pensar seguir em mestrado.

Pessoalmente, não achei SD mt trabalhosa nem o exame com muita matéria. Os trabalhos dão que pensar, mas não é nada por aí e além... Tendo em conta que se tem flexibilidade (só é necessário entregar 6 dos 8 trabalhos) até dá para coordenar bem durante o semestre com outras cadeiras. Gostei da docência (é o Sérgio Duarte), mas também já tinha tido aulas com ele antes por isso já sabia o que esperar.

Não tive SBD e CASS, mas pelo que me disseram SBD é um bocado boring on the long run, enquanto que CASS é interessante mas tem um factor chamado Luís Caires...
Registado

Design is so simple, that's why it is so complicated.
Asgard
KiloByte
*

« Responder #2 em: 23/07/10, 18:18 »

Construção e Análise de Sistemas de Software

• Exigência: Fraca. O mais complicado é fazeres o programa com o belo do esc/j cujo funcionamento e semântica está espalhado um pouco por toda a web. O exame não requer mais que um dia de estudo.
  • Relação esforço/créditos: Mínima, ver ponto anterior.
  • Motivação: A última parte da matéria é fixe (análise estática) só que não há trabalho sobre isso. A motivação dada pelos docentes é perto de epsilon. Se não fosse o João Seco a salvar a dignidade da cadeira não sei o que seria.

Sistemas de Bases de Dados

• Exigência: Mais ou menos. O trabalho é  chato e ainda ocupa um bocado de tempo. Para o exame só precisas de Saber os algoritmos de consultas e as estruturas de dados, mais controlo de concorrência e algoritmos distribuídos de commit. Se fizeste o trabalho e experimentaste bem o sgbd que escolheste então 2 dias devem chegar paraestudar as funcionalidades que o sgbd que estudaste não tem.
  • Relação esforço/créditos: Mais ou menos, ver ponto anterior.
  • Motivação: É razoável, mas o trabalho é chato.

Sistemas de Distribuídos

• Exigência: Mais ou menos. Os trabalhos dão que pensar no entanto não tens que entregar todos e acabam por haver coisas que podes reutilizar entre trabalhos do mesmo tema. Para o exame não é preciso saber muita coisa especifica. Se souberes os algoritmos distribuídos mais importantes e controlo de concorrência sem grande pormenor é fácil tirar boa nota no exame. O resto que não souberes usas a matéria que deste noutras cadeiras.
  • Relação esforço/créditos: Um pouco mais que SBD, ver ponto anterior.
  • Motivação: É fofa até, alguns trabalhos dão que pensar. No entanto a voz do professor é extremamente monocórdica e evitar a soneira é difícil. Para além disso alguns algoritmos distribuídos são apresentados supondo que o sistema já está num estado por artes mágicas. Vais ter que ser tu a explorar o funcionamento completo fora das aulas.
« Última modificação: 23/07/10, 18:26 por Asgard » Registado
CrAfTeR
bit

« Responder #3 em: 25/07/10, 13:36 »

Obrigado a todos os que responderam até agora, foi muito útil! Smiley Mais opiniões serão bem vindas!
Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: